Prefeitura é culpada
A Câmara de Vereadores manteve e veto do Executivo ao projeto que obrigava a instalação de ar refrigerado nos ônibus de Aracaju. Este é apenas um exemplo da falta de compromisso da administração municipal com os usuários da velha frota de ônibus. Aliás, é por isso que o transporte clandestino de passageiros cresce tanto na capital. O elevado preço das passagens de ônibus e a ausência de uma política definida para o setor estimulam a pirataria. Diante disso, desempregados resolvem fazer renda transportando passageiros. Sem outra opção, as pessoas pagam caro para se aboletarem em inseguros carros velhos e motocicletas. Portanto, de nada adianta apertar a fiscalização ou aumentar o valor das multas aplicadas aos clandestinos. Enquanto a Prefeitura não tiver coragem de exigir das empresas de ônibus que ofereçam um serviço de qualidade e com preços razoáveis, o aracajuano continuará colocando a vida em risco para se deslocar em veículos caindo aos pedaços e dirigidos sabe-se lá por quem. Só Jesus na causa!
Crime eleitoral
O deputado federal André Moura (PSC) pratica boca de urna antecipada ao distribuir recursos do Orçamento da União em troca de apoio político. A grave acusação é do pré-candidato ao governo de Sergipe, Mendonça Prado (DEM). Ele defende, inclusive, que o Ministério Público Eleitoral fiscalize essa farra com o dinheiro público. Crendeuspai!
Ano perdido
Sergipe caminha para ter mais um ano perdidinho da Silva Xavier. Este 2018 será quase todo ocupado pela campanha eleitoral. Sem recursos para custear a máquina, o governo vai usar a política como pano de fundo para esconder os próprios equívocos e propagar os erros dos adversários. Caberá aos sindicatos e a entidades como a OAB e a Igreja chamar o feito à ordem.
Prepare o bolso
Os sergipanos vão pagar mais caro pelo consumo de energia elétrica. A partir de domingo próximo, a tarifa cobrada pela Energisa será majorada em 11,30%. A alta nas contas de luz valerá para 762 mil unidades consumidoras de 63 municípios sergipanos. Danou-se!
Machistas
Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase: "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. Lastimável que ainda se pense assim!
Ousadia
E a bandidagem está cada vez mais ousada. Segundo o blog Espaço Militar, um criminoso invadiu a 3ª Companhia da PM, em Nossa Senhora da Glória, e furtou uma escopeta. Aliás, a Associação dos Militares de Sergipe já cansou de propor o fechamento daquela mal conservada Companhia. A coisa tá feia!
Lei Seca
Entrou em vigor nesta quarta-feira, a Lei 13.546, que torna mais rígida a Lei Seca. A partir de agora, o motorista que cometer suicídio ou provocar lesões graves enquanto estiver dirigindo sob efeito de álcool ou de outra droga pode ir preso e cumprir pena maior. Portanto, se beber não dirija!
Voto obrigatório
Pesquisa encomendada pela Justiça Eleitoral aponta que 76% dos eleitores são contra o voto obrigatório, 21% são a favor, 1% preferiu não responder. A consulta também apurou que quanto mais idoso o eleitor, há uma leve tendência a ser contrário à obrigatoriedade do voto. Mais de um em cada dois entrevistados se posicionou favorável à candidatura avulsa, e menos de 20% declararam não saber ou preferiram não responder.
Sangue novo
E os pessebistas estão vibrando com a chegada ao PSB de Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Entre os entusiasmados com o presidenciável está o senador Antônio Carlos Valadares. Nesta quinta-feira, Vavá se reunirá com o presidenciável para informar sobre a situação do partido em Sergipe. O PSB poderá ter como candidato a governador o deputado federal Valadares Filho (PSB).
Crise braba
De um comerciante no centro de Aracaju: “A crise tá tão braba, mas tão braba, que até quem compra fiado e não paga deixou de comprar”. Marminino!
Recorte de jornal
Publicado no aracajuano Jornal de Sergipe, em 23 de outubro de 1988.