top of page
Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Época de traíras


Na campanha eleitoral que se avizinha, vai reaparecer na praça uma espécie que faz muito mal à democracia e causa sérios prejuízos financeiros aos candidatos descuidados. É o vendedor de votos. Ele costuma encher os bolsos praticando um comércio ilegal muito comum no Nordeste brasileiro. Também chamadas de traíras, essas pessoas aproveitam o prestigio político que têm na região onde vivem para faturar com as eleições. Muitos conseguem vender o mesmo curral eleitoral a mais de dois candidatos. Pior é que a vítima não pode se queixar contra os traíras, pois a compra de votos é ilegal e, por isso mesmo, realizada sem recibo. Ademais, político que faz esse tipo de transação merece mesmo ser enganado, para aprender que o povo não é gado para ser vendido.


Meio a meio


Há quem aposte que a bancada federal de Sergipe se dividirá ao meio na votação da famigerada reforma da Previdência. Os deputados João Daniel (PT), Fábio Mitidieri (PSD), Jony Marcos (PRB) e Valadares Filho (PSB) devem dizer não ao golpe contra a classe trabalhadora. Este governo temerário tem como certos os votos de André Moura (PSC), Laércio Oliveira (SD), Fábio Reis (MDB) e, possivelmente, Adelson Barreto (PR). Desconjuro!


Fuleiragem


E o governador Jackson Barreto (MDB) foi à Brasília na tentativa de liberar o empréstimo de R$ 560 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O governo sergipano atendeu todas as exigências para a liberação do dinheiro, porém o Palácio do Planalto promete só autorizar o negócio em troca do apoio maciço da bancada sergipana à reforma da Previdência. Sacanagem!


Religião e política


A classe política aproveitou a Festa de Santos Reis, comemorada no último final de semana em vários municípios, para sentir o humor do eleitorado sergipano. A convite do deputado federal André Moura (PSC), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, prestigiou o mesmo evento religioso em Japaratuba, Laranjeiras e Siriri.


Novo endereço


Parece que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSC) já definiu seu destino partidário. Após desistir do PEN, o parlamentar de extrema direita deverá se filiar ao PSL. Resta saber se o deputado estadual Capitão Samuel, aliado do governador Jackson Barreto (MDB), permanecerá no PSL e se apoiará Jair Bolsonaro.


Mundo cão


Pesquisa do Datafolha revela que exagerados 57% dos brasileiros são favoráveis à pena de morte. Em 2008, o percentual em favor da pena capital era de 47%. O estudo mostra que, agora, 39% são contrários à punição, 1% se declarou indiferente e outros 3% não souberam responder. O crescimento do número de pessoas defensoras da pena de morte é a maior prova de que a segurança pública faliu. Misericórdia!


Mais ausente


Dos três senadores sergipanos, Antônio Carlos Valadares (PSB) – licenciado - foi o que mais faltou às sessões ordinárias do ano passado: 12 ausências, das quais quatro não foram justificadas. Eduardo Amorim (PSC) faltou apenas a uma sessão e Maria do Carmo esteve ausente de sete. Os senadores José Pimentel (PT-CE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Reguffe (s/partido-DF) não faltaram ao trabalho um dia sequer, enquanto Jader Barbalho (MDB) foi campeão de faltas: 32 das 65 sessões ordinárias. Homem, vôte!


Abra o olho


A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails para comunicar o cancelamento de títulos eleitorais. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso. Tal prática maliciosa se intensifica à medida que o prazo final de regularização eleitoral se aproxima. Portanto, fique ligado!


Fogo amigo


É bom o pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (MDB) colocar as barbas de molho, pois tem fogo amigo sendo lançado em sua direção. Já começa a germinar uma possível candidatura do secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB). Os infladores do balão de Almeidinha dizem que ele pode ser o nome preferido do governador Jackson Barreto caso o projeto do “Galeguinho” não decole. Marminino!


Cadê o dinheiro?


Com o salário atrasado há meses, um trabalhador contratado pela Prefeitura de Capela tentou o suicídio, ingerindo veneno. A denúncia é do ex-prefeito daquele município, Ezequiel Leite (PR). Ele culpa sua sucessora Silvany Sukita (Podemos) pela desarrumação financeira da Prefeitura. Segundo Ezequiel, quem protesta contra os desmandos da gestora é exonerado sem maiores explicações. Crendeuspai!


Recorte de jornal


Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 30 de maio de 1907.

bottom of page